Passar para o conteúdo principal

Gala Distrital

Realizou-se ontem, sábado, 17 de fevereiro, em Almeida, a XII Gala Distrital, evento organizado anualmente pela Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, em que são atribuídas distinções a personalidades, particulares ou empresas, propostas uma por cada Associação, que no ano se tenham distinguido no apoio à causa dos bombeiros.

Relativamente ao ano 2023, a Associação de Sabugal deliberou atribuir essa distinção à empresa Olipal Lda, pelos apoios concedidos.

A Gala teve origem em 2010, “apadrinhada” pelo último Governador Civil do Distrito, Santinho Pacheco, que convidou os Bombeiros como forma de reconhecimento do trabalho efetuado e colaboração dada, na altura em que os Governos Civis eram extintos.

Nessa primeira Gala que teve lugar em Folgosinho, para além do próprio Governador Civil, foram apenas atribuídas duas distinções, à Associação/CB e ao Município de Sabugal pela resposta rápida e eficaz à realização do acampamento da juventude que corria o risco de não se efetuar por desistência do organizador previsto.

Nas Galas anteriores, que apenas foram interrompidas em 2020 e 2021 por efeito da pandemia a Associação já distinguiu, para além outros, a Padaria 5 Quinas, a Distrisabugal (Intermarché), a Palegessos e as Carnes da Raia.   

A Gala já teve lugar duas vezes no Concelho, uma no Sabugal e outra no Soito, sempre com o apoio do Município.

Entrega do Troféu pela Vice Presidente Sónia, acompanhada pelo Comandante e pelo Engº Pedro Lopes

 

No ano em que o troféu ganha (merecidamente) o nome do Professor Madeira Grilo, fundador e durante muitos anos Presidente da Federação Distrital, coube à Olipal Lda recebê-lo em Almeida, onde foi muito bem representada pelos colaboradores Sr. Hugo Ferreira e Dª Manuela Pinheiro, acompanhados pela Vice Presidente da Direção, Sónia Robalo, pelo Comando e alguns bombeiros. Para testemunhar a entrega do troféu foi convidado o Engº Pedro Lopes ,Vogal da Escola Nacional de Bombeiros.

No próximo ano haverá outra, assim esperamos, e mais algum “benemérito”, particular ou empresa, há-de levar o troféu atribuído pela Associação. Até pode ser repetente, nunca se sabe.